A Gato come

Arkhe

​Para a Gato, um bom restaurante vegetariano é aquele que consegue tocar no coração de pessoas não vegetarianas (como é o meu caso).

Não vejo o vegetarianismo como uma dieta ou forma de vida, mas antes como uma opção que pode ser combinada com outras tantas que incluam proteína animal e que façam da sua maior força, o recurso a produtores locais e o respeito pela sazonalidade dos ingredientes.

Basicamente, assim não preciso de abrir mão de qualquer tipo de cozinha, desde que esta seja regida pela qualidade, sabor, serviço de excelência e preocupação com a sustentabilidade do nosso mundo.

O Arkhe combina tudo isto, de tal forma, que na mesa destes convivas acabaram por vir parar todos os pratos do menu (com a exceção das sobremesas). Lá chegaremos.

O que comeu a Gato?

Para começar: pão (da Padaria Terra pão) que vem acompanhado de manteiga fumada e azeite

Beterraba, mousse de queijo de cabra fumado, crocante de tapioca, sementes de mostarda

Panissa de grão de bico (uma espécie de polenta feita com farinha de grão de bico), funcho, tapenade, maionese de miso e gengibre

Flatbread de batata, abóbora assada, queijo da Serra, mel fermentado

Lasanha aberta, creme de cogumelos, alho francês, queijo de ovelha curado

Shitake, creme de tupinambo, croquete de batata e algas, molho bordelaise que nos dá aquela sensação de conforto

Kimchi tortellini, texturas de cenoura, espuma de parmesão, azeite de ervas

E espaço para sobremesa, há? Houve! Para uma que não estava na carta e outra que o Chef João Ricardo Alves teve a amabilidade de nos oferecer.

Tiramisù

Creme de castanha, tangerina, bolo de amêndoa, gel de laranja, sorvete de maracujá

Para quem padece do preconceito de que indo a um restaurante vegetariano se sai de lá com fome, posso garantir que no Arkhe, é não é isso que acontece. Pelo contrário, saímos com aquela sensação de plena satisfação com a leveza que a ausência do excesso da proteína animal nos faz sentir.

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *