A Gato come

A Cozinha por António Loureiro – Guimarães

2019 foi um ano recheado de surpresas e viagens a Norte a Sul do país. Uma dessas viagens ficou marcada pelo jantar n’A Cozinha por António Loureiro – localizado no centro histórico de Guimarães – ficando muito bem posicionado na minha lista de melhores jantares do ano.

O espaço, elegantemente decorado, remete-nos para uma sala de estar com vista privilegiada para a cozinha onde o chefe e toda a sua equipa se movem numa coregrafia perfeita e que se replica na coreografia do serviço à mesa. Aliás, a simpatia e cuidado de todo o serviço coloca-nos totalmente à vontade para dialogar e satisfazer todas as curiosidades sobre os vários momentos do menu.

Foi assim que percebi que a preocupação pela sustentabilidade é tal que o desperdício zero é política do espaço, a vontade de honrar a nobreza dos ingredientes e a proveniência de muitos dos ingredientes usados que são literalmente do quintas “das traseiras” do restaurante.

Não é de estranhar que este restaurante conserve a sua estrela Michelin conquistada em 2018, tendo em conta toda a experiência que tive e que superou totalmente as minhas expectativas.

O que comeu a Gato?

Menu degustação Legado

#comampão

Tomate Gaspacho // pepino e pickles e atum

Pimentos assados // batata falsa // couve portuguesa e azeitona

Vitela // Cogumelos // jardineira // puré de estragão // alho negro e trufa

Espuma de abade de priscos // gelado de lima

Brownie de chocolate branco // gelado de morango // gel de cerejas

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *