A Gato come

Ofício – Chiado

A Gato estava numa de arroz de perdiz. Daqueles que nos chegam num tacho à mesa e que nos consolam nas noites frias.

Ainda não conhecia o novo espaço do Ofício, agora no número 11 da Rua Nova do Trindade mesmo em frente ao Bairro do Avilez. Embora com um espaço mais amplo, pouco ou nada se alterou no que refere à decoração, ambiente e comida.

O serviço foi um pouco frio na receção quando nos foi explicado o funcionamento por turnos e que teríamos de abandonar a mesa à hora indicada. Porém, o mesmo foi emendado pelo simpático colaborador que nos serviu durante todo o jantar depois de nos sentarmos à mesa.

O que comeu a Gato?

O que houver

Que é como quem diz pão fogaça caseira com alho e alrcrim, broa caseira, mousse de chouriço alentejano, fígados de aves e azeite.

Nada de menos positivo a referir, a não ser que por vezes s Gato prefere sabores mais simples e neste couvert me continua a fazer falta uma manteigazinha.

Torresmos com marmelada e vinho do Porto

Se estavam bons? Estavam, apenas não lhes chamaria de torresmos. Não obstante, vinham crocantes e suculentos e o toque doce da marmelada e do vinho do Porto ligam muito bem e tornam-se numa ótima opção de entrada.

Arroz de perdiz, pois com certeza!

Vem numa caçarola numa dose generosa para duas pessas (se bem que eu passava com bem com mais um ou dois pedaços da bela da ave). O arroz foi abrindo ainda à mesa no seu caldo fortemente apurado para deleite dos meus olhos e da minha boca.

Optei pelos legumes assados como acompanhamento, mas este foi talvez o ponto menos alto da noite. Os legumes, embora de qualidade e com muito sabor, chegam com uma grande quantidade de azeite que acaba por torná-los um pouco indigestos – tendo em conta que o prato principal é também ele de sabores fortes (confesso que pode ter sido uma má opção minha).

O vinho escolhido para acompanhar esta refeição foi um Ribeiro Santo Reserva 2016. Há um certo encantamento com os vinhos do Dão que levam a escolher quase sempre vinhos desta região e este tornou-se numa ótima escolha.

Ofício Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato

2 thoughts on “Ofício – Chiado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *