A Gato come

Bacalhoaria Moderna – Marquês de Pombal

Uma surpresa chamada: Bacalhoaria Moderna!

Apreciadores de bacalhau, acusem-se porque este restaurante foi criado a pensar em vocês. Se existem mil forma de cozinhar o bacalhau, então agora juntem-lhe todas as que existem no menu deste restaurante.

“Ao leme” deste espaço encontramos a Chef Ana Moura, que inaugurou a cozinha do Cave 23 e que tem também o Arzak no seu curriculum vitae. A Chef trata o peixe mais consumido de Portugal com respeito e esse respeito reflete-se na experiência do Cliente.

Além do serviço irrepreensível e atento ao mais ínfimo pormenor, fiquei admirada por um espaço que concentra tanta qualidade aos mais variados níveis não tivesse ainda vindo parar aos conhecimento da vossa Gato.

E o que comeu a Gato?

Bem, experimentei os 3 pratos que se seguem na melhor das companhias, um Eonólogo, Casa da Passarella.

Manteiga, brandada e pastel de bacalhau

Em petiz comia pastéis de bacalhau como gente grande, hoje em dia, como menos, mas quando como gosto que sejam assim como estes! A brandada não é algo que adore, mas nada de mal lhe posso apontar. É de provar, amigos!

Tártaro de bacalhau com vinagreta de mostarda

Como quem diz, começámos muito bem. Qualidade de produto, apresentação cuidada e harmonia entre todos os sabores dos ingredientes usados fizeram deste primeiro momento, uma entrada muito positiva neste jantar.

Surpresa: Línguas de bacalhau com gema de ovo

Para quem aprecia língua de bacalhau, este é mesmo de provar: suculentas que só elas. São servidas num polme com gema de ovo e um entretém perfeito enquanto esperamos pelos pratos principais.

Bacalhau com couves, estragão e tomate (cachaço)

O cachaço de bacalhau estava levemente cozinhado conservado toda a frescura do peixe, perfeitamente submergido pelo caldo aromático do tomate e do estragão.

Este é um prato mais arriscado pelos ingredientes e aromas usados, mas que a meu ver resultam. Porém, se não forem fãs de estragão (o que é uma pena), podem antes optar por…

Bacalhau com alho francês, chalotas, e molho de galinha assada (lombo)

O quê? O sabor de bacalhau e de galinha assada num mesmo prato? É mesmo assim? É pois, e é uma maravilha!

Todos os elementos que aqui vêem reunidos estão harmoniosamente ligados pelo caldo de galinha assada. O lombo de bacalhau levemente assado fez as delícias dos comensais à mesa.

Bacalhau com grão e broa (lombo)

A combinação mais tradicional e que não podíamos deixar de provar. Mais uma vez, damos os nossos parabéns à Chef Ana Moura que tornou um prato aparentemente simples, um dos mais cobiçados à mesa.

com estes só nos faltou um pouco mais de pão para molhar na dose generosa de azeite

Tarte de queijo e toffee

Pedimos ajuda para escolher a sobremesa e veio-nos esta tarte incrível para a mesa. A opinião foi unânime, mais houvesse e mais comíamos. Leve, fresca e doce. O ponto final de uma bonita narrativa.

Se vou voltar? Vou! E não vejo a hora! Fãs de bacalhau por aqui?

Bacalhoaria Moderna Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *