A Gato come

Kamakura – Martin Moniz

Então não é que abriu um Mercado Oriental no Martin Moniz e a Gato não foi a primeira a saber?

Foi ao início de uma tarde, depois de um périplo pelos supermercados asitáticos para abastecermos a nossa cozinha, e já com alguma fome, que dei com o Mercado Oriental.

Pasme-se ainda que estava aberto há pelo menos uns 8 meses no piso de cima do supermercado oriental Amanhecer e eu só agora dei com a coisa. Depois de um passeio pelo mercado e inebriada pelos aromas que de lá emanavam, fiquei especada a olhar para o menu de parede do Kamakura.

Foi com gáudio e as glândulas salivares em tumulto que percebi que grande parte do menu vira-se para a katsu sando, uma sandes de panado tipicamente japonesa que começa a ser uma constante em muitos restaurantes da praça, com as devidas interpretações como foi o caso do Izakaya Tokkuri e do mais recente Plano.

O espaço é do Chef André Magalhães, Chef também da Taberna Fina e da Taberna da Rua das Flores.

O que comeu a Gato?

Katsu sando – Gyu Katsu

Que é como quem diz com katsu sando com panado de bife de vaca . Carne suculenta envolvida e frita em panko, um pão bem torrado e um molho picante e fresco. Uma maravilha por 7 euros em plena cidade de Lisboa, posso garantir-vos.

Já que estávamos numa de experimentar e como o apetite era grande, ainda se provou edonburi que são as taças de arroz japonês com diferentes ingredientes e uma sopa miso (faz parte da experiência).

Oyakodon

Tendo como ingredientes, frango, ovo, cebola e dashi é normalmente um dos pratos da minha preferência. Bastante picante e com uma dose para lá de genersosa fez as delícias do almoço da Gato (7 euros).

E como às vezes uma imagem não chega… ficam duas!

Katsudon

Aqui na versão mais tradicional com porco panado, ovo cebola e dashi. Por ser tendenciosa vou afirmar que o Oyakodon estava melhor, mas é mesmo por ser o meu prato favorito. O panko com que é feito este tipo de panado é a meu ver mais leve que a nossa receita tradicional à qual estamos acotumados em Portugal, o que contrabalança e equilibra os sabores deste prato, também ele por 7 euros.

Por isso agora já sabem, se tal como eu, andaram na ignorância sobre este lugar e vos apetece uma experiência deste género e cuja relação qualidade preço é muito elevada, visitem o Mercado, acreditem que não se vão arrepender.

Leila Gato

Kamakura Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *