A Gato come Torradas com galão

Dacquoise – Campo de Ourique

Há muito que as imagens pecaminosas de instagram da Dacquoise andavam a tentar a Gato. Como acredito piamente que a tentação foi criada para que todos acabemos por lhe sucumbir, decidi finalmente ir até Campo de Ourique e perder-me por esta pequena “pâtisserie française”.

Sabem aquele ambiente de manhã de domingo, quando a cidade ainda luta para acordar? Assim estava a Dacquoise quando cheguei, calma, silenciosa e disponível para me receber.

A primeira coisa que me captou a atenção foram os detalhes da decoração que remete para salões de chá luxuosos e da montra delicada e criteriosamente adornada com as “jóias da coroa” desta pequena pâtisserie.

A Rita, a dona da loja, acolheu-me com um largo e genuíno sorriso e levou-me à mesa que me tinha reservado e de onde pude ir absorvendo o ambiente, o público e as delícias que iam chegando a cada uma das mesas.

Em conversa com a Rita fiquei a saber que abriram portas em dezembro passado e que é o Ivo, o seu marido, que comanda a cozinha no piso inferior. É lá que ele faz os bolos, as bolachas e o pão. Sim, o pão aqui não se restringe à baguete francesa, existem baguetes rústicas e outros tipos de pão, como o pão estilo alentejano. E sim, são hipnotizantes.

Também em conversa, percebi que têm disponível o “Brunch Maison” aos fins de semana e aos feriados e que custam 15 euros por pessoa (29 euros se forem duas pessoas). Este brunch é composto por três tipos de pão, um croissant, um scone, pequenos bolos estilo vienenses, compota, manteiga e mel, sumo natural, bebida quente, iogurte com granolas, alguns bolinhos do Chef Ivo e acompanha ainda com salada, legumes salteados, tartines, charcutaria, seleção de queijos, salmão fumado, abacate, fruta e ovos mimosa. Não sei se me esqueci de algo, mas como podem ver, não vão sair da Dacquoise com apetite algum!

Porém, não foi o brunch que lá me levou mas sim a promessa de que a torrada daqui era uma torrada digna do gosto da Gato!

Entre dois dedos de conversa chega-me à mesa uma torrada grande (mesmo muito grande) e cheia de manteiga. Pão de centeio, porém com miolo claro, feito com massa mãe, ou seja, com aquele sabor meio azedo e uma códea resistente e bem cozida. Veio servida com muita manteiga, tal como pedi.

Em vez de galão e por perceber que havia uma carta extensa de chás, pedi o chá com o nome da casa: um chá preto com notas de cacau, avelã e chocolate preto. O toque perfeito para uma manhã cinzenta.

O espaço foi decorado com muita atenção ao detalhe, em tons de preto, branco e dourado remetendo para uma ambiente mais premium. Em consonância, o atendimento é só o mais carinhoso e atencioso que podem imaginar.

Depois de provada a torrada, não resisti e fui até à montra para ficar a conhecer “as novidades da estação” e poder também apreciar o trabalho do Ivo, o “artesão” daquelas verdadeiras obras de arte.

O que viu a Gato?

O Sublime Vanille

O Paris Brest

O que provou a Gato?

Mini tartellete de framboesa e Mini plaisir de chocolate

Pois bem, a mini tartelette é de uma frescura arrebatadora, daquelas que iluminam qualquer dia mais cinzento. Já a plaisir de chocolate é feita para verdadeiros amantes de… chocolate (como é o caso da Gato).

Mini tartelelle de cássis e mini éclair de chocolate

Não estando ainda satisfeita (na realidade estava, mas a gula é tramada) ainda provei mais estas duas pérolas. Pedi antes miniaturas porque assim podia provar diferentes sabores e texturas e poder também partilhar convosco um pouco mais do que (bem) se faz neste lugar.

A verdade é só uma: poderia aqui ficar horas a escrever-vos sobre todas as criações desta pastelaria mas o que vos aconselho mesmo muito é que lá vão, visitem a Dacquoise e percam-se, como eu me perdi por longas horas, no mundo maravilhoso dos bolos que só a delicadeza da pastelaria francesa permite criar.

A Gato vai voltar em breve porque há uns tantos ainda por provar e há um brunch que me parece mesmo digno de prova, pelo que a probabilidade de nos cruzarmos por lá é assim para o elevada!!

Dacquoise Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *