A Gato come

Therapist – Alcântara

Um restaurante terapêutico não se encontra ao virar da esquina, certo?! Mas se ainda não conhecem, conto-vos que há um no Lx Factory e (muito recentemente) um segundo na Rua Rodrigues da Fonseca 82, A.

Therapist, é um espaço amplo, luminoso e que convida a ficar. Aqui, podemos sentar-nos para comer (bem), “desligar” do online através de uma estante repleta de livros à nossa espera ou até fazer algum tipo de terapia.

A filosofia do Therapist não se esgota no conceito da restauração, este é um lugar que “alberga” outros serviços para quem quer cuidar do seu bem-estar físico e emocional e que vão desde a aulas de yôga, a workshops, massagens terapêuticas ou a consultas de nutrição funcional.

Comecemos pela carta que foi criada por uma equipa multidisciplinar de profissionais para tratar da nossa saúde de acordo com algum tipo de necessidade. Ora vejamos, há um menu que ajuda a dar um boost no sistema imunitário, um segundo que nos dá mais energia e massa muscular, outro que ajuda a desintoxicar o organismo e um último com reforço de antioxidantes que ajudam a melhorar a disposição, diminuindo a fadiga.

Não se tratam de curas milagrosas, aliás não é essa a premissa deste espaço, porque isso não se faz com uma única visita a um “restaurante”, mas a verdade é que mantendo algum equilíbrio nas escolhas que fazemos, quando comemos fora de casa, podemos perfeitamente contrabalançar com alguns excessos cometidos (quem nunca?).

Aqui há bowls salgadas (como a de salmão), bowls doces, panquecas, bruschettas feitos com alimentos e produtos da época, de origem biológica ou nacional e sustentável. No circuito da cozinha não circulam lacticínios, glúten ou açúcares refinados e dá-se primazia a sumos naturais e bebidas com cores convidativas.

Ao mesmo tempo que nos deliciamos à mesa podem estar a decorrer workshops, consultas e massagens e até podemos escolher um desses serviços enquanto saboreamos uma tosta de abacate e ovo (como a que eu provei).

Pode-se dizer que o restaurante é flexitariano, ou seja, tem opções vegetarianas e vegan mas que também pode ter peixe ou ovos no menu. Portanto, uma coisa é certa, aqui ninguém fica de fora, independente das suas escolhas alimentares e, a pedido, podem alterar um ou outro ingrediente do que está no menu, personalizando a escolha.

A Gato provou a tosta de ovo mexido e abacate que acabei por assumir que era uma das melhores que já tinha comido fora de casa. O pão usado é o inconfundível pão da Gleba e a tosta é servida com folhas de espinafres fresco, curcuma, sementes de girassol e trigo sarraceno e picle de beterraba que vai limpando e refrescando o palato ao longo da refeição.

Pedi ainda um sumo de laranja e gengibre fresquíssimo e rico em sabor e um longo abatanado para abrir a pestana!

Prontos para tentar uma terapia ou apenas forrar o estômago com comida “do bem”?

The Therapist Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *