A Gato come

Studio Carte D’Or – Chiado

per·fei·ção
substantivo feminino

  1. Acto de acabar ou aperfeiçoar alguma coisa.
  2. O grau de excelência, bondade ou beleza a que pode chegar alguma coisa.

Falar de perfeição é um ato difícil e sempre subjetivo no que à comida diz respeito. Para mim, muitas vezes a perfeição encontra-se nas coisas mais simples sem grande necessidade de elaboração ou desvios de rotas conceptuais.

Tenho-me pautado por esta mesmíssima postura em relação a sabores de gelados. O meu preferido é nata ou baunilha. Sempre. Mesmo que escolha outros sabores (porque uma bola nem sempre é suficiente), um destes dois tem sempre de predominar.

Porém, há uma diferença assinalável entre comer um gelado e comer uma sobremesa, até porque gelatarias “há muitas”, e comer uma sobremesa personalizada é sinónimo de tirar um duplo prazer do ato de comer.

Aberto desde agosto do ano passado, o Studio Carte D’Or é um espaço luminoso e repleto de requinte que nos remete para ambientes luxuosos (mas nem por isso intimidantes) de cafés parisienses onde os tons rosa, pastel e dourado predominam.

O que diferencia o Studio Carte D’Or? Primeiro de tudo, o facto de nos permitir escolher como se estivéssemos prestes a colorir uma tela em branco, com uma “paleta” de cores de sabores de gelados. Entre toppings, uma fonte de chocolate quente e o pó dourado resulta a #sobremesaperfeita e a nossa obra de arte completa.

As sobremesas perfeitas dos Chefs Henrique Sá Pessoa e Vítor Sobral

Dois Chefs que dispensam apresentações, aliaram-se à Carte D’Or para criar as suas versões de sobremesas perfeitas e apenas disponíveis no Studio Carte D’Or.

A #sobremesaperfeita do Chef Henrique Sá Pessoa

Imaginem doce de toucinho do céu com sorbet de tangerina, espuma de amêndoa e amêndoa torrada. Já imaginaram? Agora vejam o que é:

E se a foto não fizer jus? Pode ser que esta ajude!

Para mim a sobremesa realmente perfeita da tarde, aquela que à partida tinha tudo para ser a mais doce e enjoativa, acabou por se revelar a surpresa repleta de frescura tanto oriunda do sorbet como da espuma de amêndoa. O toque do doce do toucinho do céu eleva-a a um patamar superior e que encheu as medidas da Gato.

A #sobremesaperfeita do Chef Vítor Sobral

Imaginem creme de ovos com gelado de morango, morangos em três versões e infusão de menta. Já imaginaram? Agora vejam o que é:

Vamos lá ver se esta foto ajuda a apreciar melhor o modo como os elementos desta sobremesa se fundem para nos proporcionar uma experiência muito rica. No entanto, esta foi para mim a sobremesa quase perfeita, porque senti a falta de um maior contraste entre as variações do morango.

Mas não foram apenas as criações dos Chefs que marcaram a tarde, também a vossa ávida comensal teve direito a uma tela em branco para criar a sua sobremesa.

Apresento-vos O Ninho da Gato

A escolha recaiu sobre uma bola de gelado de baunilha à qual juntei lascas de chocolate, amêndoas torradas, um toque de pó de morango, um fio de chocolate quente e terminei com o pó, a que eu vou chamar de “dos deuses”. Não, não irei reclamar direitos de autor pelo que podem imitar à vossa vontade.

Abri-vos o apetite para rumarem até ao número 62 da movimentada Rua do Alecrim?

Studio Carte D'Or Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *