Receitas cá de casa

Brownie decadente da Gato

Isto é a única coisa que acontece quando me dizem para ir para a cozinha. Um brownie decadente com chocolate de leite e caramelo e amendoins salgados, inspirado – mas com adaptações à Gato – numa receita da Karina do Cafedelites, que é um site fenomenal para quem gosta de comida chamativa sem olhar a calorias. Who’s counting right?

Antes de avançar com a receita, notem que este Brownie não é recomendado a:

(i) Pessoas fit cenas

(ii) Pessoas que dizem coisas como “esse doce é muito doce para mim”

(iii) Pessoas que percebem realmente de culinária (a Gato não é cozinheira nem tem essa pretensão);

(iv) Pessoas que preferem adicionar whey com sabor a chocolate a receitas para dar um extra punch proteico.

Nao me f%*@#! Agora corram lá para a cozinha e depois partilhem comigo as vossas criações…percam a cabeça e façam o título de “decadente” valer a pena!

INGREDIENTES

  • 240 gramas de manteiga derretida (mas arrefecida)
  • 2 colheres de sopa de óleo (ah pois é! Alterem para fit cenas à vontade)
  • 450 gr de açúcar (façam um mix de açuçar branco em pó e açucar mascavado areado ou adicionem açucares diferentes a gosto!)
  • 4 ovos;
  • 1 colher de sopa de extrato ou aroma de baunilha (não são o mesmo mas aroma é mais fácil de encontrar em qualquer superfície comercial)
  • 1 colher de chá de sal (aqui vai depender do contraste que se queira atingir e da opção de usar ou não amendoins salgados, como a gulosa da Gato)
  • 130 gramas de farinha;
  • 100 gramas de cacau ou chocolate em pó (o uso de cacau permite alcançar um resultado diferente do uso de chocolate – assumam a responsabilidade da escolha 😊)
  • 200 gramas de pedaços de chocolate (a Gato usou chocolate de leite da Nestlé);
  • 200 gramas de pedaços de chocolate de caramelo (a Gato usou chocolate com 30% de caramelo da Cadbury’s…uiii)
  • Amendoins salgados a gosto e a olho;
  • Miolo de noz a gosto e a olho;

COMO PREPARAR ESTA BOMBA DECADENTE?

Fácil, fácil e por pontinhos (com grande ajuda da receita original da Karina, cujo site vale a pena visitar):

(i) Pré-aquecer o forno a 175.º C (comprem um termómetro de forno porque o manípulo é tão fiável como as notícias do Facebook…)

(ii) Arranjem um travessa de ir ao forno e forrem-na com papel vegetal

(iii) Num recipiente grande, misturem estes três amigos: manteiga derretida, óleo e açucares

(iv) Juntar os ovos e a baunilha e envolver

(v) De seguida, misturar a farinha, o cacau/chocolate em pó e o sal, mexendo o suficiente para incorporar mas não mexer demasiado por duas razões: cansam o bracinho sem necessidade e incorporam muito ar na massa

(vi) Coloquem metade da massa na travessa. Alto e pára o baile: é hora de meter um pouco mais de metade dos pedaços de chocolate e de chocolate com caramelo, bem como os amendoins e as nozes;

(vii) Coloquem o resto da massa na travessa e “decorem” com os restantes pedaços de chocolate e chocolate com caramelo.

(viii) Levem ao forno por cerca de 25-30 minutos. Façam o teste do palito no centro do brownie até que fique com a textura que gostam. Não convém que o palito venha seco porque é sinal que já não vai ser decadente o suficiente!

Nota importante: não se esqueçam que ele vai continuar a cozinhar mesmo após desligar o forno com o calor da travessa pelo que sigam o vosso instinto e não se apeguem demasiado aos tempos desta receita (já vos disse que a Gato não é cozinheira? Pois…)

Nota (ainda) mais importante: E gelado?! Não estava na receita lá em cima pois não? Mas é pecado não terem um bom gelado de nata ou baunilha para acompanhar. E aposto que ninguém quer ficar com este pecado na consciência…

Tudo prá cozinha que a Gato está aqui mortinha para ver as vossas criações. Podem usar a hashtag #browniedecadentedagato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *