A Gato come

Tasquinha do Lagarto – Campolide

A Tasquinha do Lagarto funciona bem. Tão bem, que só aceita reservas para jantar até às 19h30, depois disso é chegar e rezar para que quem lá vai jantar nessa noite não fique muito tempo.

Reservei mesa para 4 para as 19h30 e já uma fila imensa se fazia esperar. Nada na Tasquinha do Lagarto mudou desde que lá fui há alguns anos: as camisolas assinadas de diferentes clubes nas paredes, as fotografias, a taça, toda a “mobília” de um restaurante atascado que serve comida simples e de qualidade a um preço justo.

Optei pelos escalopes de vitela. O senhor olhou para mim e respondeu naquele tom afirmativo que só quem já tem muitos anos de restauração sabe fazer e disse (perguntou) “meia dose?”. Eu acenei afirmativamente com a cabeça mas sempre com aquela sensação de que poderia estar a arrepender-me porque sou pessoa para dar cabo de uma dose em qualquer sítio onde me dirija para comer.

Chegou-me à mesa uns escalopes escondidos por debaixo de uma boa dose de arroz e outra generosa de batata frita, na hora, sem vestígios de óleo. Um repasto regado com um jarro de tinto da casa que não envergonha ninguém.

Para finalizar não tive como escapar ao ex-libris desta “Instituição”: o bolo de bolacha com mousse de chocolate, uma receita que tem tanto de bizarro, como de enfarta brutos mas a que não resisto, sob pena de sair da Tasquinha do Lagarto deveras arrependida. De apresentação tosca e para aqueles que (como eu) têm mais olhos que barriga, esta é aquela sobremesa a que ninguém fica alheio.

As restantes comensais da noite optaram por pataniscas com arroz de feijão, às quais me caíram os olhos porque de aspeto pareciam uma escolha perfeita, e ainda espadarte grelhado e bife de atum de cebolada. Como percebem, opções simples e saborosas. Como já vos disse muitas vezes, é muitas vezes na comida simples e sem grande artíficio que percebemos a qualidade de uma casa. Para quê inventar, certo?

Tasquinha do Lagarto Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *