Torradas com galão

A torrada da Terra Pão – Mercado de Arroios

É servida em pão: artesanal, daquele com sabor mais azedo e até um pouco ácido. O aroma característico faz-nos viajar até às cozinhas das nossas avós em que a fermentação era lenta e o amor  também era um ingrediente essencial para o resultado final. A códea é estaladiça, o “escudo” perfeito para o seu miolo elástico e constituído por pequenas bolhas de ar.

Falemos da manteiga: temos à disposição a de ovelha artesanal e a dos Açores. Preferi a primeira que chega separadamente para que possamos ser nós próprios a ter a experiência de a barrar ao nosso gosto. Esta manteiga tem um sabor mais intenso que a dita “normal” e “gruda” na perfeição no miolo do pão.

Muito, médio ou pouco torrada: o pão veio pouco torrado. Normalmente prefiro-o mais torrado, mas tendo em conta o tipo de pão de que estamos a falar, a opção de “menos torrado” torna-se preferível, pois permite saborear melhor a riqueza incomparável do sabor do pão artesanal. Nunca esquecer que “mais sabor” normalmente também implica maior valor nutricional.

O custo: o valor da torrada é de 1,50€.

E o atendimento? O espaço é pequeno pelo que fica cheio muito depressa. Não senti que o atendimento fosse o mais caloroso para quem adora pão e gosta de fazer perguntas sobre o “produto rei” deste lugar, mas tal facto pode-se explicar pela azáfama de uma manhã de sábado  muito concorrida.

O veredicto final: Como referi, o espaço é muito pequeno e tem apenas uma mesa longa à entrada onde se podem sentar alguns pares de pessoas. Recomendo vivamente. Ainda trouxe um pão de trigo e outro de com trigo branco, barbela do Oeste, centeio integral e espelta integral biológico e suspeito que não vão durar muito tempo aqui em casa.

 

Padaria Terra Pão: Rua Ângela Pinto, 40D, Arroios, Lisboa

Padaria Terra Pão Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *