A Gato come

Avenida SushiCafé – Avenida da Liberdade

A minha estreia no Avenida SushiCafé ocorreu há cerca de 6 anos e esteve longe de ser memorável. Na altura saí de lá tão dececionada, que só em janeiro de 2019 me senti preparada para dar uma nova oportunidade a este restaurante

Em termos de ambiente, o Avenida SushiCafé é vizinho do Guilty, partilha a ideia de espaço moderno e “badalado” mas consegue conservar maior sobriedade e ter um um ambiente mais selecto.

Mas passemos ao nosso foco: a comida.

Como estávamos com bastante apetite, iniciámos a noite ao sabor de um…

Himalayan sal rock sashimi

Chutoro (fatias de uma zona mais “gorda” do atum) com cebola caramelizada, kizami wasabi e maracujá sobre pedra de sal rosa dos himalaias. A apresentação é digna de nota, bem como a atenta explicação da colaboradora que nos disse exatamente o que fazer, e em que timings, para tirar maior proveito deste prato e dos diferentes ingredientes que o compõe. A sua sugestão foi de rodar o chutoro primeiro e deixá-lo absorver o sabor salinizado da pedra de sal rosa dos himalaias por alguns minutos.

O que senti? Quando o provamos, a experiência não acompanha fielmente o entusiasmo prometido. A vasta panóplia de sabores foram canibalizados pelo wasabi em excesso, impondo-se em relação ao sabor do próprio peixe. A mesa ao lado queixou-se exatamente do mesmo mas acreditamos tratar-se de um descuido pontual que será certamente corrigido.

Dedicámos as nossas atenções à Barriga de salmão

Apresenta-se em tiras com molho ponzu e cebolinho. Mais uma vez, um regalo para os olhos. Servido numa taça de cerâmica rústica e que serve de “poiso” perfeito para a criação (parece que vem num pequeno ninho).

Nada a apontar sobre este prato, a barriga de salmão era de elevadíssima qualidade e o corte perfeito. Nota máxima!

Segui feliz na direção do Sushi & sashimi experience

Um combinado de quarenta peças de peixes variados em sashimi, nigiri, gunkan e maki criadas no momento pelo chefe. Mais uma vez, altíssima qualidade do peixe e elevada atenção no detalhe e apresentação.

As únicas peças menos felizes foram as peças com vestígios de panados e queijos que, na minha ótica e de acordo com as minhas preferências – que assumo não serem as da maioria dos comensais – diluíram a qualidade da matéria prima de grande qualidade que nos foi servida

Afinal ainda havia espaço para um… Piña colada

Um rolo de robalo, camarão crocante, abacaxi, lima caramelizada e molho de piña colada. A descrição soa melhor do que sabe, são variadas notas que soam mais harmoniosas no papel do que no prato, sobrepondo-se de forma algo atabalhoada na boca.

Neste caso, o sabor da lima contaminou parcialmente os restantes sabores, embora seja curiosa a presença das diferentes texturas que vamos destrinçado a cada envolvência da nossa língua. A apresentação é irrepreensível e acredito que a frescura possa atrair alguns, no entanto sentimos que não funcionou na plenitude.

E para terminar: Gunkan de salmão e Gunkan deep sea

Uma dupla de gunkans de salmão com cebolinho picado e outra de carapau e choco com coentros e sal azul da Pérsia. Simples, direto e muito, muito bem conseguido. Ingredientes frescos e de qualidade, quantidade dos mesmos na dose certa e uma mais que agradável sensação como ponto final da noite

Anos depois, fiz as pazes com o Avenida SushiCafé mas sinto que a nossa amizade ainda mantém um espaço de desconfiança que precisa de ser trabalhado. No Avenida SushiCafé, a qualidade da matéria prima é superlativa e, por esse motivo, os preços acompanham o nível da qualidade oferecida. No entanto, penso que as criações e fusões nem sempre funcionam, ao ponto de sentir que as peças que me fariam voltar foram as mais tradicionais, sem artifícios e em que a qualidade do peixe podia brilhar sem distrações.

Há que exaltar também o ambiente, propício a jantares românticos (vi muitos nesta noite) ou para partilhar bom sushi e um bom copo de vinho em ótima companhia, entre muitos dedos de conversa e um ligeiro abanar de corpo (dançar é mais ao lado).

Avenida SushiCafé Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *