A Gato come

O brunch da Leitaria Lisboa – Rato

A Leitaria Lisboa é um daqueles lugares que inexplicavelmente se mantém discretamente na mira dos “atiradores furtivos” de brunch na cidade.

Eu própria fui lá há uns anos (a que fica na Rua da Artilharia 1), possivelmente pela altura da sua abertura, e só regressei este ano para um brunch de Natal com aqueles membros da família que escolhemos.

O espaço é o que comummente se apelida de “clean” com linhas muito minimalistas e onde os pequenos elementos decorativos fazem a diferença remetendo para o universo das leitarias antigas e onde o leite é servido naquelas garrafas de vidro que entretanto se popularizaram um pouco por todo o lado.

Embora proliferem modalidades de brunch um pouco por todo o lado, eu tenho-me mantido fiel ao conceito de brunch que se encaixa entre o pequeno almoço e o lanche e que dispensa opções mais pesadas (e o sushi, também dispenso o sushi).

Como éramos 5, optámos por um mix entre o Brunch Leitaria (no qual se inclui os produtos do Pequeno-almoço Alfacinha) e Brunch Lisboa. E o que é que estas opções nos dão direito?

Além das bebidas quentes que variaram entre os abatanados, os expressos, o leite morno e o chocolate quente, pedimos também sumos de laranja naturais e de abacaxi. Até aqui, tudo com qualidade e refiro-me principalmente aos sumos pois o de laranja era mesmo de laranja acabada de espremer.

Chegaram também cestos com croissants folhados com e sem chocolate e de diferentes tipos de pão fatiados. O pao era de trigo e de centeio, e mais uma vez todas as opções revelaram qualidade e quantidade mais que suficiente para os ávidos comensais.

Aterraram ainda calma e docemente duas tábuas de encher os olhos. Uma composta por rosbife, perú assado, presunto e salada caprese e outra por fiambre, queijo, salmão fumado e queijo de cabra com mel e nozes.

Nota máxima para a apresentação que embora simples e rústica, revelou atenção na disposição de todos os elementos.

Como acompanhamentos serviram-nos ainda compota, manteiga de ervas e requeijão e apeteceu-nos provar um pão de deus misto e ainda uns ovos mexidos simples. 

Para apreciadores, podem ainda deleitar-se com as diferentes opções de iogurtes com fruta, muesli ou outros toppings como sementes de chia disponíveis na Leitaria.

Cheguei ao final da refeição com aquela sensação de completude prórpia de um bom serviço em termos de qualidade e quantia e a sensação de um óptimo compromisso entre preço e oferta, o que é dizer muito sobre os diferentes tipos de brunch que se servem um pouco por toda a Lisboa.

Leitaria Lisboa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *