A Gato come

Koi – Saldanha

Advertência inicial: não sou – nem nunca serei – grande apreciadora de sushi de fusão e no Koi é essencialmente sushi de fusão que se serve.

Advertência feita, segue-se a minha opinião sincera sobre uma experiência gastronómica de jantar de sushi. Para quem não conhece, o Koi é um restaurante que abriu portas no início deste ano e que serve sushi all you can eat ao almoço e ao jantar. O menu de rodízio inclui sopa, gyozas e hot rolls como entradas e depois vão-nos chegando peças de sushi to sashimi, niguiris, gunkans entre outras peças selecionadas pelo chef.

No Koi o conceito de all you can eat é seguido à letra no serviço. Ou seja, quando vêem que estamos a terminar um combinado, são os colaboradores que proativamente se chegam junto de nós e nos perguntam se queremos mais. Escrevo sobre isto porque muitos (bons) restaurantes de sushi nem sempre nos perguntam e quando perguntam parece que o fazem a medo (if you know what I mean).

Sobre o sushi em si, é muito bom – diria mesmo de qualidade acima da média. É fresco e apresenta um bom corte, e apenas falha para mim em termos de apresentação, devido a limitações do próprio espaço (as mesas são pequenas, o que não permite grande margem para que as peças “respirem” à mesa). Motivos estes que me fazem colocar o Koi na lista de restaurantes de sushi a ir bastantes vezes de futuro.

Voltando à minha referência inicial, não sou fã de sushi de fusão e dos molhos muitas vezes usados neste tipo de sushi: é por isso que a minha avaliação muito positiva desta experiência tem ainda maior relevância. Alerto ainda que vou dar uma pontuação de 3 ao Koi porque não posso dar 3.5 na Zomato, o que a meu ver dá aso a muitas injustiças em termos de pontuações na plataforma.

De notar que falamos de um restaurante que tem como sushiman António Romão – que eu e o meu marido “perseguimos” desde os tempos idos do Suntory de Picoas (estávamos em 2010) e mais tarde no restaurante do Fontana Park Hotel (por volta de 2011 e 2012)  – e que não está para brincadeiras: sempre muito profissional, dedicado e obstinado em fazer o melhor sushi que o produto lhe permitir mas transgredindo as amarras mais tradicionais.

Sobre o atendimento (e saliento este aspeto porque fomos a medo dado haver algumas críticas neste aspeto no Zomato) é simpático e muito prestável, tendo tornado toda a experiência muito agradável.

Se estiverem com vontade de comer um bom sushi a preços acessíveis este é o restaurante ideal. Fomo jantar num sábado e depressa ficou cheio de jantares de grupo, pelo que a reserva é mais que aconselhada.

Sentimento da Gato: o Koi vai melhorar ainda mais com o tempo e que rapidamente se vai tornar um favorito dos glutões de sushi lisboetas!

Koi Sushi Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *