A Gato come

O Quintal – Venteira (Amadora)

O Quintal é um dos novos restaurantes localizados na Amadora (mais precisamente na Venteira) e que começa a dar que falar. Recentemente fomos ao Happy Comida Caseira (do qual vos escrevi aqui) e tinha ficado agradavelmente surpreendida. O mesmo se passou com O Quintal, mas por razões diferentes – já que a experiência é também incomum.

Quando chegamos, deparamo-nos com uma porta fechada. Afinal. temos de tocar à campainha para entrar, sendo convidados a aguardar uns minutos numa pequena sala com mobilário antigo num estilo “friendly vintage”. O restaurante estava totalmente cheio (convém reservar sempre) e ficámos numa mesa junto ao balcão logo à entrada, um espaço um pouco mais reservado e pelo qual agradecemos a atenção.

Para começar foi-nos servido o couvert, cesto de pão cortado finamente, queijo de vaca curado, azeitonas e manteiga aromatizada, que só por ali estarem foram provados num ápice.

N’O Quintal, petisca-se e como éramos 4  à mesa, resolvemos “atacar” algumas das várias opções que recheiam o menu (talvez demasiado extenso para o meu gosto).

Cogumelos salteados

Bem temperados e frescos como que acabados de sair da chapa.

Queijinho de ovelha gratinado com óregãos

Uma das apostas menos felizes, o queijo foi demasiado gratinado, não atingindo aquele nível de perfeição que tanto se acalenta, principalmente quando o acompanhamento é um bom copo de vinho. Pode ser que para a próxima esteja no ponto.

Ovos mexidos com farinheiria e puré de maçã

Uma “misturada” bonita de se ver e boa de se comer. O contraste da gordura e doçura da farinheira com o travo fresco e ácido da maçã verde dá aso a uma combinação da qual o nosso palato sai vitorioso!

Tataki de novilho

Bem conseguido. A carne chegou-nos macia e bem rosada no seu interior, bem protegida pela sua parte exterior bem selada na grelha. Um dos melhores da noite!

Gambas “a la Guillo”

Um dos highlights da noite!

Estaladiço de alheira com grelos e molho agridoce

Os sabores conjugam-se de forma harmoniosa, mas a gordura da alheira e da massa do estaladiço podem ser excessivas para alguns comensais.

Esparregado

É sempre um risco. Ou é sensaborão, ou está contaminado com o sabor a natas. Serviram-nos um esparregado “competente”, com sabor a espinafres e uma textura a atirar para o espesso. São gostos, eu apreciei.

Tomatada com ovo escalfado

A desilusão da noite. Talvez porque eu criei uma imagem mental de que o vinha para a mesa era um tipo de shakshuka que afinal mais não foi que um molho de tomate bastante líquido a circundar um ovo escalfado (e muito cozido) que não me encheu as medidas.

Mousse de chocolate

As sobremesas chegam numa travessa para que as possamos escolher “ao vivo e a cores”. Optámos por dividir uma mousse de chocolate, que o estômago estava para lá de satisfeito, mas os olhos também comem. Uma daquelas mousses em que o sabor do chocolate, por ser de qualidade, sai a ganhar. Também a textura estava densa, mas não em demasia e tinha ainda um pouco de crumble no topo que lhe dava um toque crocante (algo que vou começar a experimentar fazer em casa)!

Dei nota 3 na escala da Zomato porque não permite dar “meios pontos” mas na realidade é um 3.5.

Morada: Rua Bernardim Ribeiro, 5B, Venteira, Amadora 2700-111 A

Parceiro Zomato Gold

O Quintal Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *