A Gato come

Happy Comida Caseira ou a vã glória de comer (e opinar)

Já tinha lido sobre o Happy Comida Caseira há uns meses, mas por um motivo ou outro acabei por não ir, e ainda bem, porque talvez me tenha guardado para a excelente experiência que acabei por ter.

O Happy é uma espaço pequeno com poucas mesas mas muitíssimo acolhedor. Quando entrámos fomos logo simpaticamente recebidos, simpatia essa que se prolongou durante o resto da noite e que foi demonstrada por todos os funcionários.

O menu é relativamente extenso, mas é na parte das carnes que os verdadeiros amantes da iguaria se podem (e devem perder). Enquanto escolhíamos o que íamos provar, pedimos a cesta de pão cozido a lenha que chegou acompanhada de manteiga com cogumelos, muito saborosa e suave, algumas fatias de presunto e um queijo. Fiéis ao pão com manteiga ficámo-nos por aí.

Minutos depois chegou-nos à mesa um “mimo” do Chef, uns deliciosos cones com pequenos croquetes de carne nada gordurosos, os quais assentavm num molho que contrastava na perfeição tanto em termos de sabor como em termos de textura.

Ainda a saborear os cones, ao mesmo tempo que provávamos o vinho tinto que pedimos para acompanhar a refeição, chegou-nos um segundo mimo: chamussas. Estas são um pouco diferentes do que estamos habituados a comer, a massa é estaladiça, a primeira vez que a levei à boca, fez-me lembrar a experiência de trincar língua da sogra por ser tão crocante. O recheio estava irreprensível, bem temperado e carnudo, tal como se quer e a acompanhar a chamussa vinha um molho agridoce e um molho com sabor mentolado que quebrava o doce e abrilhantou a entrada uma frescura extra.

Don’t worry porque há bacalhau na telha

Este bacalhau é assado e vem servido com batatas assadas cortadas muito finas. Um prato simples, mas que na sua simplicidade permite que os sabores próprios dos alimentos se destaquem sem margem para erro. Bacalhau fresco e de qualidade, com uma pequena crosta arenosa, azeite, salsa, sal. Além das batatas, são servidos também legumes salteados que ajudam a equilibrar a feliz equação.

E há bochechas de porco preto confitadas em sous-vide

A minha primeira escolha recaiu sobre o polvo “assustado à galega”, mas decidi escolher a recomendação que me foi feita e pedi as bochechas de porco e… ainda bem que o fiz. A carne desfazia-se na boca assemelhando-se a veludo, num caldo muito bem condimentado e avinagrado. As bochechas são estufadas durante longas horas antes de virem ter ao nosso prato e quando as levamos à boca tornam-se num prazer que felizmente posso dizer que o céu da minha boca já pôde provar.

Como acompanhamento vinham os mesmos legumes salteados servidos no bacalhau e que podiam perfeitamente ter sido feitos também em sous-vide tal era a macieza e suculência. Além destes legumes, vinham também chips de batata doce, porém o Chef misturou  algumas batatas normais temperadas com sal grosso e óregãos que estavam de comer e chorar por mais, bem fritas, secas, no ponto. A tática aqui é, dar-lhes a provar para depois eles não quererem outra coisa!

Havendo espaço para sobremesa, que seja cheesecake de caramelo salgado

A base é feita de uma bolacha que é esmigalhada, misturada com especiarias (segredo) e mel, depois é novamente unida e levada ao forno para ganhar a consistência desejada. Sobre si é vertido o cheesecake e sobre este o caramelo salgado. Um doce muito doce? Nem por sombras, a estranheza é essa, o doce acaba por se tornar bastante leve e o culminar perfeito para uma refeição que excedeu todas as expectativas.

O Happy convenceu-me à primeira e fiquei desejosa de voltar para provar uma das suas carnes maturadas. Pela simpatia, serviço personalizado, comida de qualidade acima da média e preços justos a Gato irá voltar, com toda a certeza.

Já agora, convém reservar porque o espaço é pequeno e fica cheio com relativa facilidade.

O Happy Comida Caseira é parceiro Gold, pelo que já sabem que um dos pratos fica por conta da casa! Dei-vos motivos mais que válidos para fazerem uma visita e sairem daqui nitidamente mais felizes do que quando entraram, garanto-vos!


Happy Comida Caseira Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leila Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *